Recomendação Especial
- Giovana Cogo

- 18 de dez. de 2018
- 5 min de leitura
Adoro o BTS. Poderia fazer um texto falando de como eles se tornaram meu grupo preferido, de como saíram do nada e conquistaram aos poucos tudo que eles tem agora. Mas hoje não acho isso necessário. Hoje julguei necessário escrever sobre o SHINee.
Faz quase um ano que criei o blog e, também, se completa um ano que esse grupo perdeu um integrante e a falta dele me deu muita ferida pra cutucar em mim mesma, muito texto saiu da falta que senti dele, e este é uma homenagem pro grupo todo, porque eles fizeram diferença em mim.
Conheci o trabalho do SHINee a fundo quando comecei a assistir os vídeos da Gaby Brandalise, conheci o canal dela através das dicas de escrita que ela dá, inclusive recomendo, mas isso fica pra um outro texto. Voltando ao foco... A Gaby é escritora e fã de kpop, especialmente do SHINee, isso fez eu criar uma empatia muito grande por ela, e começar a prestar mais atenção nesses seres humanos maravilhosos.
Me liguei muito rápido ao SHINee. Um estalo e pronto: meu segundo grupo preferido. Isso se deu justamente porque eu já conhecia os meninos de outros lugares, outros trabalhos e, claro, as músicas deles são ótimas. Instantaneamente fiquei viciada nas músicas. Tinha uma pegada anos 90, "1 of 1" tá aí no mundo pra provar o que é começar a se mexer de um lado pro outro, dançando, sem perceber. Eu adorei e não demorou pra eu descobrir porque eles eram os "príncipes do kpop". Quem não se apaixonou por "Raplay"? Uma música de 2008 que, até hoje, ainda parece nova (a música, o clipe é meio datado). Entre outras músicas muito boas, destaque para "View" e "Tell Me What To Do".
O SHINee é atualmente composto por quatro integrantes, mas os quatro que continuam firmes na carreira fazem questão de deixar claro que nunca se esquecerão do quinto integrante, o JongHyun. Quando os conheci, primeiramente, havia o Taemin, que chamou minha atenção de cara. Ele é o mais novo e o que dança pra caramba, super tímido e fofo. E eu já o conhecia pelo trabalho solo, coreano e japonês (ouvi muito "Sayonara Hitori" nessa vida). O Taemin muda completamente da água pro vinho quando está dando entrevista com os meninos pra quando está no palco ou quando tá dando entrevista solo. Ele vai de, por ser mais novo, "bebê do grupo" pra "eita que homão". Por causa dessa qualidade o escolhi como bias (ou seja, meu preferido).
Segundamente quem chamou minha atenção foi o MinHo. Um cara muito talentoso e muito divertido. Ele também é ator, e era semi-protagonista no primeiro dorama que assisti, Hwarang, super recomendo, ele atua muito bem, e era muito engraçado ver ele "tretando" com o outro carinha lá (shippava).
Falando de dorama, tinha um elemento no grupo que não me era estranho, o Onew, que também é ator e participou de um dorama que eu também já tinha visto, Descendants of the sun. Eu não gostava do personagem dele, confesso, mas, por outro lado, amo o Onew . Ele é o líder do grupo, é muito fofo e sem contar que canta pra caramba. Recentemente lançou seu primeiro mini álbum e, meu amigo(!), recomendo "Sign", essa música me levou a pensar que estava "cantando na chuva", muito suave. Adorei.
Restavam duas pessoas que eu não conhecia de outros trabalhos, o Key e o Jonghyun.
O Key, parecia muito inteligente, pelas entrevistas, e muito excêntrico. Ele tem uma voz linda e aguda, tem a sobrancelha direita mais fofa do mundo.Tem um gosto muito bom pra música, que reflete nas músicas solo dele, as que ele compõe parecem mais viscerais, mais "olha, toma aqui o que tem dentro de mim", como uma porta pra dentro da mente e alma dele. Recomendo o mini álbum "FACE", especialmente a música "I will fight", que ele assina como compositor e que me fez chorar muito.
Faz quase um ano que criei meu blog, esse blog. Coisas tinham acontecido comigo e estavam acontecendo. Iam me sufocando aos poucos, sendo a corda em torno do meu pescoço, me deixando muito triste. Eu precisava tirar essa corda, esse peso, essa dor e sofrimento porque eu me recusava a desistir. Eu tinha que correr atrás do meu verdadeiro amor: eu.
E eu não estou esquecendo de falar mais sobre JongHyun. Na verdade eu o mencionei em alguns textos durante o ano. Ele meio que foi o estopim pra criação do blog, foi a morte súbita do Jonghyun que me fez acordar pra vida e ir vivê-la. Porque eu acho que ele queria isso pros fans. Resolvi começar a correr atrás do meu sonho quando ele pôs fim ao dele. Isso não me deixou entusiasmada, mas o blog era um desafio que eu precisava enfrentar.
Quando eu recebi a notícia, eu não acreditei, eu teimei até a empresa deles se manifestar, fiquei muito triste, ver os meninos, todos de terno preto no velório dele foi tão doloroso. E isso me deixou triste durante muito tempo.
Ao conhecer o grupo, quando notei (acho que posso falar assim) o JongHyun, foi por causa que ele era muito falante, alto astral, ria bastante, fazia piadas com os meninos, isso foi em outubro do ano passado, eu tive dois meses de "nossa, esse cara é bacana", mas nem fui atrás do trabalho solo dele, eu tinha tempo para descobrir quem ele era.
E aí ele me abandonou, abandonou as fans, foi isso que pensei quando a tristeza profunda passou. Veio a raiva. Pra mim ele era um egoísta, que fingiu toda aquela felicidade. Eu não sabia da depressão que ele estava enfrentando, fui saber só depois que ele faleceu. Criei coragem e li sua carta de adeus.
Ele não merecia minha raiva.
Quero que o JongHyun se orgulhe das músicas que ele fez, elas tocaram na minha alma e me fizeram refletir sobre os vários sentidos da minha vida. Sobre o amor, a luxuria, a tristeza, a amizade, alguns problemas, a efemeridade do ser, etc. Indico: "Crazy", "Let Me Out", "Shinin", "She is", "White T-shirt", "Dress Up", e afim.
Quero que o SHINee continue firme e forte, quatro sendo cinco. Uma prova de que eles também querem isso é o álbum novo, The Story of Light, que homenageia o JongHyun e segue com a qualidade que os cinco tinham.
Durante o lançamento do álbum, deu pras notar as tristezas e os receios dos meninos, "Our page" é uma musica linda e emocionante.
Ouvindo as três partes do álbum, enquanto limpava a casa, notei uma voz diferente na última faixa, era uma música bônus, "Lock You Down" , que provavelmente eles tinham gravado antes do JongHyun partir. A voz dele era linda, e se destacava na multidão. Espero encontrá-lo no coral dos anjos, o vocal principal sempre será poeta e artista.
"Você fez bem.
Você realmente passou por muito.
Adeus".
Aprendi muito com ele, me machuquei muito com o ocorrido, pensar na forma como ele escolheu nos deixar me entristece ainda mais. Em contra partida, ele nos deixou lindas músicas, marcadas pela voz doce. Pela paixão em cantar e escrever. E isso me deixa feliz
Finamente disse o que precisava dizer sobre.
Agradeço a ele, e a Gaby por ter me mostrado como ele é maravilhoso. Quero agradecer a todos que tiraram tempo pra ler meus textos durante o ano, pra elogiar o que eu escrevi. Isso me deu forças pra continuar e aos poucos ir construindo meu sonho.
Eu tinha vergonha de dizer pros outros que queria esse blog, de mostrar meus textos pra desconhecidos. Então contei para minha melhor amiga e ela disse pra eu ir lá e só criar, como se fosse fácil, na verdade foi fácil CRIAR, mas manter? Nem tanto. É uma meta que conquistei em 2018, me sinto feliz por isso.
Obrigada.

Ordem dos meninos: Onew, Taemin, JongHyun, MinHo, Key.



Comentários