top of page

Coisas precisam ser ditas

  • Foto do escritor: Giovana Cogo
    Giovana Cogo
  • 17 de fev. de 2019
  • 4 min de leitura

"Vou ver se escrevo algo. Posso te mandar o que eu conseguir encontrar no meio do meu devaneio?

Tive outro devaneio."


A palavra "devaneio" soa sinônima a sonhar acordado e significa se desprender das próprias imediações de um indivíduo. Enquanto eu lavava a louça devaneei.


Eu queria fazer um texto sobre feminismo.

Sobre o que é beleza, esse no estilo de Sócrates.

E também sobre como você não deve falar merda pra uma pessoa sem saber o que ela pensa sobre. Primeiro Exemplo: Eu não vou falar mal do Bolsonaro perto de alguém que goste dele, por respeito a pessoa. Segundo exemplo: Eu não vou falar pra Ciclana, de modo (que eu acho) sútil, que ela é feia se ela tem baixa autoestima, por respeito a ela, ou a sanidade dela.

Então, voltando... Vou começar falando da beleza.

O que você acha que é beleza? (Eu disse que faria como Sócrates)

E por que nós, seres humanos, julgamos tudo pelo exterior e quantidade?

Quanto?

Quanto?

Quanto?

Parece que nos colocaram em uma competição de valores, onde quem tem mais ganha. Mais "bonito", mais caro, mais limpo, mais famoso, mais, mais, mais. Números e números.

Onde está a humanidade? aquela que nos separa dos animais, e que nos faz "melhores"?

Sócrates trazia as perguntas sem as respostas. Por isso era tão sábio, ele não sabia de nada e mesmo assim ensinava o que eram as coisas na realidade desconstruindo o que você preestabeleceu como certo.

Sobre o feminismo: Consigo notar vários tabus girando em torno da mulher. Primeiro exemplo: um erro.

E só isso que sou agora?

A escolha errada que fiz?

Eu vivi 16 anos da minha vida e desde que me entendo por gente cometi muitos erros. E é por esse que serei lembrada?

Por que eu não sou lembrada pelos meus acertos ?

Ninguém se importa com nada, na real, não em relação ao coleguinha alheio. (Se você se importa, parabéns você é fofoqueiro/a ).

Segundo exemplo: É feio meninas "correrem" atrás de garotos.

Para pra pensar. Qual o tipo de menina que corre atrás de homem? Ela geralmente não é tão "bonita" quanto as que não correm, ela geralmente não é famosinha, ela geralmente só quer um corpo pra esquentar o seu (em vários sentidos). Mas quem a quer?

A garota sabe quando ninguém quer. Quando não tem nenhum atrativo ou não é "bonita", muito inteligente e/ou conhecida. Sabe de todas as suas limitações. E aí ela tem que tomar um decisão: continuar dependendo de garotos ridículos que não dão valor ao 'ser' humano (do verbo); ou aprender sobre coisas novas, um pouco de tudo, pois quer se tornar interessante pra alguém.

E essa hora é maravilhosa, por quando ela percebe que é interessante, ela consegue enxergar que o problema era falta de atenção ao que ela queria, ela gostava, ela sentia, e não ao que " ai, mas você tem que ser fofa, 'bonita', meiga, isso e aquilo...".

Psiu!

Agora quem manda no seu corpo? É você. Quem toma as decisões? É você. Quem é o amor da sua vida? É você (essa eu aprendi com o Gui P.). Quem escolhe o garoto que merece conversar com você?.... É VOCÊ!

Porque pela primeira vez você tem orgulho de ser linda, pois apenas se sente assim.

Pela primeira vez você quer se deixar bem, com uma boa autoestima e com felicidade.

E pela primeira vez você não precisa que um cara bem nascido, "bonito", chegue e te diga o que fazer, como fazer, que você é o resto pra quem restou.

Sobre não sair falando merda por aí:

Simplesmente nos entregamos ao pessimismo e a tristeza. Nos tornamos melancólicos e distantes de quem somos. Então nesses momentos quem nós somos? Seriamos, nós, versões ruins dos mesmos? Qual certeza carregamos conosco?

Que realidade complicada, que existência sem sentido...

Algo, dentro de quem sofre, falta. Esse algo, ou melhor, a falta desse algo... a necessidade dele, traz ainda mais dor, ainda mais falta. E então procuramos do lado de fora algo que se perdeu do lado de dentro.

Tem uma coisa chamada autoestima, que diz muito sobre como lidamos com o exterior, porque quando esta está vigorosa e preenchendo nosso eu completamente nada exterior vai nos afetar.

E temos esses problemas e questões a responder sobre: quem somos?; quem queremos ser?; com quem vamos ficar?; de quem gostamos?; o que nos faz feliz?...

Não acho que devemos apenas sair falando coisas que magoam, pois nunca vamos saber todos os lados de uma pessoa, toda a história que ela teve e todos os problemas.

E eu também cansei de ouvir as coisas que magoam. Acho que grande parte se cansou.


Obs1:

Tudo se liga aqui no final: Não fale merda pra uma mulher com baixa autoestima .

Obrigada ao cara que me falou merda, poisa como minha autoestima está inabalável fiz este texto. Sinto que militei toda, mas não foi tudo isso. (Rindo)



Obs2:

Eu acho que a única pressão que um homem sofre, ao menos pelo que eu noto, até porque não sou homem, é a masculinidade. Se a sua não é a porcaria de uma daquelas tóxicas, prazer em de conhecer. Se for, sai do meu blog. Obrigada. "Como saber se tenho a masculinidade tóxica?" Se meu texto não te deixou desconfortável você é um cara legal, vai assistir o vídeo do Leo Hwan, recomendo, pras meninas também!

ree


 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
Dançar tem a ver com Livros?

Eu guardo comigo a lembrança doce do dia em que você pegou a minha mão direita e tentou me girar, como num passo de dança. Não entendi o...

 
 
 
Ainda não Chegou a Primavera

Você partiu muito cedo, me deixando sozinha com meus problemas e jurou que tudo ficaria bem, mas não ficou. Não alcancei uma resposta...

 
 
 
O que vamos dizer ao mundo?

É difícil voltar a escrever depois tanto tempo sem colocar as palavras pra fora. Isso sempre acontece, esses meus momentos de baixa e...

 
 
 

Comentários


  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram Social Icon

© 2017 por cima da multidão. Orgulhosamente criado com Wix.com

Faça parte da nossa lista de emails

bottom of page